This is Gentoo's testing wiki. It is a non-operational environment and its textual content is outdated.
Please visit our production wiki at https://wiki.gentoo.org
Instalando as ferramentas do sistema
Sistema de log
Algumas ferramentas estão ausentes do arquivo stage3 porque diversos outros pacotes fornecem a mesma funcionalidade. Agora depende do usuário escolher quais instalar.
A primeira ferramente sobre a qual precisamos nos decidir é a que provê serviço de log para o sistema. Unix e Linux tem uma história excelente de capacidade de serviço de log - se necessário, tudo o que acontece no sistema pode ser logado nos arquivos de log. Isso acontece através do serviço de log.
O Gentoo oferece vários utilitários de logs do sistema. Entre eles estão incluídos:
- app-admin/sysklogd - Oferece o conjunto tradicional de serviços de log do sistema. É o sistema de log default e funciona bem sem precisar de configuração, o que faz deste pacote uma boa opção para iniciantes.
- app-admin/syslog-ng - Um sistema de log avançado. Requer configurações adicionais para qualquer coisa além de gerar log para um arquivo. Usuários mais avançados podem escolher este pacote baseados no seu potencial de registro de logs; porém, configurações adicionais são necessárias para qualquer tipo de registro inteligente de log.
- app-admin/metalog - Um sistema de log altamente configurável.
Outros também estão disponíveis através do Portage - o número de pacotes aumenta diariamente.
Se for usado o sysklogd ou syslog-ng, é recomendado instalar e configurar o pacote logrotate em seguida uma vez que esses sistemas de log não oferece nenhum mecanismo de rotação dos arquivos de log.
O systemd provê seu próprio sistema de log chamado "jornal" (journal). A instalação de um serviço de log em separado é opcional em sistemas rodando o systemd e pode necessitar de configuração adicional para que o serviço syslog leia mensagens do jornal.
Para instalar o sistema de log de sua escolha, faça emerge dele e o adicione ao runlevel default usando rc-update. O exemplo a seguir instala o pacote app-admin/sysklogd.
root #
emerge --ask app-admin/sysklogd
root #
rc-update add sysklogd default
Opcional: Cron daemon
Em seguida o cron daemon. Embora ele seja opcional e não requerido em todo sistema, é prudente instalar um.
Um cron daemon executa comandos agendados. É muito útil se algum comando necessita ser executado regularmente (por exemplo, diária, semanal ou mensalmente).
O Gentoo oferece diversos crons daemons possíveis, incluindo o sys-process/bcron, o sys-process/dcron, o sys-process/fcron e o sys-process/cronie. Instalar um desses é similar a instalar o sistema de log. O exemplo abaixo usa o pacote sys-process/cronie:
root #
emerge --ask sys-process/cronie
root #
rc-update add cronie default
Se o dcron ou o fcron for usado, um comando adicional de inicialização precisa ser executado:
root #
crontab /etc/crontab
Opcional: Indexação de arquivos
De modo a indexar o sistema de arquivos para obter a capacidade de localizar arquivos rapidamente, instale o pacote sys-apps/mlocate.
root #
emerge --ask sys-apps/mlocate
Opcional: Acesso remoto
Para ser capaz de acessar o sistema remotamente após a instalação, adicione o script de inicialização sshd o runlevel default:
root #
rc-update add sshd default
Se for necessário acesso ao console serial (o que é possível em caso de servidores remotos), descomente a seção de console serial em /etc/inittab:
root #
nano -w /etc/inittab
# SERIAL CONSOLES s0:12345:respawn:/sbin/agetty 9600 ttyS0 vt100 s1:12345:respawn:/sbin/agetty 9600 ttyS1 vt100
Ferramentas de sistemas de arquivos
Dependendo dos sistemas de arquivos usados, é necessário instalar os utilitários de sistemas de arquivos (para checagem da integridade do sistema de arquivos, criar sistemas de arquivos adicionais etc). Note que as ferramentas para gerenciar os sistemas de arquivos ext2, ext3 ou ext4 (sys-fs/e2fsprogs) já foram instaladas como parte conjunto @system.
A tabela seguinte lista as ferramentas para instalar se um dado sistema de arquivo for usado:
Sistema de arquivo | Pacote |
---|---|
Ext2, 3 e 4 | sys-fs/e2fsprogs |
XFS | sys-fs/xfsprogs |
ReiserFS | sys-fs/reiserfsprogs |
JFS | sys-fs/jfsutils |
VFAT (FAT32, ...) | sys-fs/dosfstools |
Btrfs | sys-fs/btrfs-progs |
Para mais informações sobre sistemas de arquivos no Gentoo, veja o artigo Sistemas de Arquivos.
Utilitários de rede
Se não houver necessidade de nenhum utilitário adicional de rede, continue imediatamente na seção Configurando um gerenciador de boot.
Instalando um cliente DHCP
Embora opcional, a maioria dos usuários irá precisar de um cliente DHCP para usar o servidor DHCP em suas redes. Aproveite esta oportunidade para instalar um cliente DHCP. Se este passo for esquecido, o sistema pode não ser capaz de usar a rede tornando impossível baixar o cliente DHCP mais tarde.
De modo ao sistema automaticamente obter um endereço IP para uma ou mais interfaces usando os scripts netifrc, é necessário instalar um cliente DHCP. Recomendamos o uso do net-misc/dhcpcd embora muitos outros clientes DHCP estejam disponíveis no repositório do Gentoo:
root #
emerge --ask net-misc/dhcpcd
Mais informações sobre o dhcpcd podem ser encontradas no artigo sobre o dhcpcd.
Opcional: Instalando um cliente PPPoE
Se for usado PPP para conexão à Internet, instale o pacote net-dialup/ppp:
root #
emerge --ask net-dialup/ppp
Opcional: Instalar utilitários para a rede sem fio
Se o sistema for se conectar em redes sem fio, instale o pacote net-wireless/iw para redes abertas ou com WEP e/ou o pacote net-wireless/wpa_supplicant para redes WPA ou WPA2. O pacote iw também é uma ferramenta básica de diagnóstico para pesquisa de redes sem fio.
root #
emerge --ask net-wireless/iw net-wireless/wpa_supplicant
Agora continue em Configurando o gerenciador de boot.